Se você tivesse a oportunidade de bater um papo com Joseph Pilates, não restariam dúvidas de que o Pilates é uma atividade perfeita para cuidar do corpo e da mente.
Quer ver?
O tempo é o principal dilema atualmente e a rotina diária não deixa espaço para quase nada. Então, você perguntaria: eu preciso me dedicar muito ao Pilates?
- Nem muito pouco, nem em excesso. Respeite o seu próprio ritmo. Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.
Quando vou saber se o Pilates está mesmo fazendo efeito sobre o meu corpo?
- Com 10 sessões, você perceberá a diferença. Com 20 sessões, os outros irão perceber. Com 30 sessões, você vai ter um corpo novo.
Mas como o Pilates funciona? Por que esses equipamentos são necessários?
- Eu inventei todas as máquinas. A máquina resiste aos movimentos, então os seus músculos internos vão ter que trabalhar contra a resistência. Assim, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento. o seu corpo inteiro trabalha e estará presente. É a mente que esculpe o corpo.
É verdade que o Pilates melhora as dores no corpo?
- Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. A contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.
História
Vale lembrar que Joseph Pilates teve uma infância marcada por doenças e sofria de asma, raquitismo e febre reumática, e dedicou toda a sua vida para melhorar a sua força física. Ele passou a acreditar que o "moderno" estilo de vida, má postura e respiração ineficiente estava na raiz da saúde.
Foi a partir daí que Joseph criou uma série de exercícios e treinamento de técnicas de engenharia e todos os equipamentos, especificações e ajuste necessários para ensinar seus métodos corretamente.