Que o método é ótimo para prevenir problemas e melhorar a saúde, todos já sabem. Mas quem sofre de doenças crônicas também vai encontrar uma vida melhor ao começar a praticar Pilates.
Diabetes é uma síndrome metabólica que resulta no acúmulo de glicose no sangue. As altas taxas de açúcar são causadas pela falta de insulina, um hormônio que metaboliza (quebra) a glicose e que é produzido pelo pâncreas. Os diabéticos correm riscos altos de infarto, infecções e outras complicações no organismo.
Mas, então, como o Pilates pode ajudar a diminuir esses problemas?
É simples. O trabalho muscular aumenta a quantidade de tecido captador de glicose e ajuda a controlar a glicemia. É preciso, no entanto, ter cuidados extras e orientação profissional.
O Pilates também reduz o risco de problemas do coração, melhora a circulação arterial, a função intestinal, reduz o mau colesterol, aumenta a energia e ajuda a manter a estabilidade emocional.
O método não substitui medicações e o controle de diabetes deve ser feito sempre. O Pilates é apenas um complemento que contribui para a qualidade de vida de quem tem a doença.