O sono é considerado o período de reorganização do corpo. É nesse período que o organismo renova células, produz hormônios e restabelece órgãos como fígado, pâncreas, cérebro, baço e coração, vitais para nossa existência. É preciso valorizar - e muito - esse descanso.
Assim como vários mecanismos e atividades do nosso corpo, o sono é ativado por uma substância, a melatonina. Ela é considerada um neuro-hormônio, produzida pela glândula pineal e lançada diretamente na corrente sanguínea.
É exatamente neste ponto que pode estar a solução para muitas pessoas que sofrem de insônia. Para ativar a fabricação da melatonina, o organismo precisa de uma simples condição fotossensível do ambiente externo: pouca luz e tranquilidade.
Para ter uma melhor qualidade do sono, recomenda-se um período de concentração e relaxamento durante 15 ou 20 minutos antes de se deitar. É preciso dar uma pausa para a mente e focar-se na respiração. Isso vai impulsionar a produção do neuro-hormônio e facilitar a chegada do sono.