Praticar exercícios na infância demanda cuidados. Hoje em dia, é comum que crianças prefiram computadores e videogames a brincadeiras mais ativas, como esconde-esconde e pega-pega. Isso leva muitos pais a raciocinarem que qualquer atividade física é benéfica à saúde dos pequenos. Porém, não é bem assim.
O organismo tem uma fase de desenvolvimento, que geralmente se estende até os 16 anos. Os ossos e músculos não podem ser muito exigidos durante esse período e, em vez de benefícios, uma atividade física inapropriada pode causar sérios problemas à saúde de um indivíduo.
Por isso, o Pilates é uma ótima recomendação. Ele pode ser aplicado a partir dos quatro anos de idade com exercícios específicos, focados na faixa etária infantil. O método fortalece a musculatura para suportar o peso da mochila, corrige a postura, é ótimo para disciplinar as crianças, aumenta a capacidade de concentração e extravasa a energia.
Com movimentos bem trabalhados, é mais indicado do que, por exemplo, musculação e atividades convencionais em academias.
Fica a dica para papais e mamães!